A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura, divulgou a programação do no Cine Henfil, entre os dias 1° e 03 de março (sexta-feira a domingo), com homenagem especial ao cineasta Wavá de Carvalho, falecido no último dia 11/02, e a exibição do seu filme “Cais do Valongo, Sangra da Terra”, com participação de personalidades e ex-alunos. Para garantir o ingresso gratuito, basta acessar o link (www.cinehenfil.art.br), escolher o filme e reservar o assento. É necessário chegar um pouco antes da sessão começar para validar o ticket.
Administrado pelo Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip), o Cinema Público Municipal Henfil fica na Rua Alferes Gomes, 390, no Centro de Maricá, tem capacidade para 200 pessoas, sendo 190 com assentos comuns, quatro para pessoas obesas, quatro para cadeirantes e outras duas para pessoas com mobilidade reduzida, além de moderno equipamento cinematográfico com tela e projetor de áudio e vídeo.
Confira a programação:
Sexta-feira (1°/03)
18h – Homenagem a Wavá de Carvalho com participação de personalidades e ex-alunos
Com exibição do filme Cais do Valongo, Sangra da Terra – O filme narra a descoberta, em pleno século 21, no Rio, das ruínas de duas construções históricas: o Cais da Imperatriz, construído para receber Teresa Cristina – vinda da Europa para casar-se com Dom Pedro II – e o Cais do Valongo, considerado o maior porto de escravos das Américas do séc. XVIII. As redescobertas ocorreram durante as obras de drenagem da zona portuária, como parte do projeto Porto Maravilha. Classificação: 10 anos.
Sábado (02/03)
15h – Bizarros Peixes Das Fossas Abissais: Uma mulher com esdrúxulos superpoderes, uma tartaruga com transtorno obsessivo-compulsivo e uma nuvem com incontinência pluviométrica em uma insólita jornada até as profundezas do oceano. Classificação: 10 anos.
16:30h – Oficina de Animação com o Diretor Marcelo Marão.
17h – O Último Cine Drive-Inn – O jovem Marlombrando se vê obrigado a voltar a Brasília, sua cidade de natal, devido à doença de sua mãe, Fátima. Lá, ele vai reencontrar seu pai, Almeida, dono do Cine Drive-in, há 37 anos. Ele insiste em manter vivo o cinema, mesmo não atraindo mais espectadores como na década de 1970. Para isso, conta com a ajuda de apenas dois funcionários: Paula, que cuida da projeção e da lanchonete; e José, um velho amigo de Almeida, que ajuda a vender ingressos no caixa e da limpeza do local. Com a ameaça de demolição do Cine Drive-in e o agravamento da doença de Fátima, pai e filho vão ter que se unir e tentar reviver o passado. Classificação: 12 anos.
19h – Retratos Fantasmas – Um documentário ambientado no centro do Recife, durante o século XX. Reunindo imagens de arquivo, fotografias e registros em movimento, o filme busca explorar a história do centro da cidade, contada a partir das salas de cinema que movimentavam a população e ditavam comportamentos. Tendo levado 7 anos para a sua conclusão, o documentário marca o retorno de Kleber Mendonça Filho ao Festival de Cannes – após vencer o Prêmio do Júri, em 2019, com Bacurau. Tratando do desenvolvimento urbano acelerado, o filme segue o ponto de vista da janela da casa do diretor, onde morou por vários anos. Classificação: livre.
Domingo (03/03)
15h – Bizarros Peixes Das Fossas Abissais
17h – Retratos Fantasmas
19h – O Último Cine Drive-Inn