Secretaria de Cultura planeja dar mais visibilidade aos pontos turísticos de Santa Cruz


Parque de Eventos, Autódromo Internacional, Antiga Estação Férrea e Mercado Público estão entre os planos

Um dos objetivos da nova administração de Santa Cruz do Sul é dar mais visibilidade e destaque aos pontos turísticos do município. Em entrevista ao Grupo Arauto, o secretário municipal de Cultura, Douglas Albers, destacou que a pasta planeja promover o desenvolvimento do turismo e da economia local através desses espaços.

Parque de Eventos e Autódromo Internacional

O Parque de Eventos e o Autódromo Internacional têm papel central nos planos do governo municipal. Segundo Albers, os dois locais são a “menina dos olhos” do prefeito Sérgio Moraes, que foi o idealizador dos projetos em sua gestão anterior. “É a menina dos olhos do prefeito e é ele que vai tocar o barco ali. O que será feito ali ele já tem tudo planejado, conforme suas ideias, porque é ele o idealizador daquele espaço. Ele vai dar muita continuidade agora para aquilo que já era ideia lá atrás e ficou trancado”, afirmou.

Entre as iniciativas, está a retomada das provas automobilísticas no Autódromo, como Stock Car e Fórmula Truck. Conforme revelou o secretário, o prefeito já está tomando as medidas iniciais para trazer esses eventos de volta. “Nós temos algumas provas que já vão se fazer presentes em Santa Cruz neste ano, movimentando toda a rede hoteleira e a gastronomia local”, disse.

Além disso, o Parque de Eventos deverá ser revitalizado para se tornar um espaço mais dinâmico, com atividades voltadas às entidades tradicionalistas e aos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs). A ideia é transformar o local em um polo de produtividade e turismo, gerando mais recursos para o município.

O Coworking Cultural, localizado no Centro da cidade, conta com recepção, estúdio de gravação, salas de reunião e oficinas, além de um palco integrado à Praça da Cultura, e oferece internet gratuita ao público. No entanto, Albers aponta que o local ainda é pouco conhecido por profissionais da área cultural. O objetivo é movimentar o espaço para que ele se torne uma referência na produção cultural local. “A gente tem um produto muito valioso na nossa mão, com muita coisa boa aqui, e muitas vezes a gente não vende isso para fora das divisas do nosso município”, disse.

Já o Mercado Público enfrenta desafios estruturais. Após a empresa vencedora da licitação abandonar o projeto, a obra ficou inacabada. A administração municipal está avaliando o que pode ser feito para recuperar o espaço e definir, em conjunto com arquitetas e o prefeito, um novo destino. “É uma decisão que precisa ser tomada em conjunto para que a gente realmente de vida para aquele local.” 

Antiga Estação Férrea

Outro ponto destacado por Albers é a Antiga Estação Férrea, que receberá um trabalho intenso para se tornar um atrativo turístico ativo e dinâmico. O objetivo, de acordo com o secretário, é revitalizar o espaço histórico, que inclui um prédio antigo e um vagão de trem, promovendo exposições e atividades culturais que darão “vida ao local“, proporcionando uma experiência turística completa para quem passar por ali.

Ouça a entrevista completa:


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *