Importante para a preservação de jogos e uma porta para jogar títulos presos a uma plataforma, o emulador de PlayStation 4 ShadPS4 deu mais um passo importante nesta semana ao ser capaz de reproduzir (ainda que de forma injogável) o game The Last Guardian. A conquista marca o avanço acelerado do programa, que continua em estágio inicial de desenvolvimento, mas já é capaz de reproduzir um número considerável de games.
Tech
21 Nov
Jogos
19 Nov
Em comunicado divulgado na última terça-feira (19), a equipe por trás do ShadPS4 anunciou que The Last Guardian, último projeto do renomado estúdio Team ICO, foi reproduzido no emulador. O game não está em um estado jogável, mas o fato de já poder ser rodado simboliza um passo importante para que, após futuras atualizações, o título possa ser reproduzido corretamente.
[embedded content]
A novidade também reforça o ritmo acelerado em que a solução tem evoluído, mesmo estando na versão 0.4.1, basicamente um estágio Alfa, muito antes do lançamento de uma versão estável. Prova disso é que já é possível rodar um número considerável de games do PS4 com boa fluidez, em especial para títulos exclusivos — única forma possível de aproveitá-los em um computador.
Dando uma amostra das capacidades do ShadPS4, o canal GAMER NO 1 também publicou nesta semana um extenso vídeo em que mais de 60 jogos do console da Sony foram testados, com a maioria deles já oferecendo performance satisfatória. Entre os destaques estão Persona 4 Golden, Odin Sphere Leifhrasir, Dragon’s Crown Pro, Gravity Rush Remastered, além de Bloodborne, cujos fãs solicitam um port para PC há anos.
[embedded content]
Você pode acompanhar o progresso do desenvolvimento do ShadPS4 através do site oficial. O emulador também já está disponível para download, mas por se tratar de um software em estágio muito inicial de desenvolvimento, seu uso ainda não é recomendado, especialmente por usuários que não tenham o costume de configurar esse tipo de programa.
Caso queira arriscar, certifique-se de que seu computador atenda aos requisitos mínimos, listados a seguir:
CPU
- Processador com pelo menos 4 núcleos e 6 threads
- Frequência acima de 2,5 GHz
- Requer suporte à extensão AVX2 ou Rosetta 2 em CPUs ARM (Snapdragon X ou Apple Silicon)
GPU
- Placa de vídeo com pelo menos 1 GB de VRAM
- Verifique e mantenha os drivers sempre atualizados
- Suporte a Vulkan 1.3 (obrigatório)
RAM
- 8 GB de RAM ou mais
Sistema Operacional
- Windows 10 ou Ubuntu 22.04 (macOS é suportado, mas versões compatíveis não são mencionadas)
Lembre-se ainda de ler com atenção os materiais informativos publicados pelos desenvolvedores, e opte pelas versões que contenham “qt” no nome, por trazerem interfaces gráficas que devem facilitar a configuração do emulador. Também é necessário ter um PS4 para evitar problemas legais.