Sobrado Dr. José Lourenço promove exposição que celebra a cultura negra e periférica com o artista visual Blecaute – Governo do Estado do Ceará


27 de maio de 2025 – 14:09
#Blecaute #Cultura Negra #exposição

Ascom Sobrado Dr. José Lourenço – texto e foto

EU NÃO TENHO MEDO acontece no Museu de Arte da UFC e é totalmente gratuita

A exposição propõe a construção de outros olhares sobre as identidades da população negra e periférica do Ceará. Promovida pelo Sobrado Dr. José Lourenço – espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante – a abertura acontece no dia 3 de junho (terça-feira), às 10h, no Museu de Arte da UFC.

EU NÃO TENHO MEDO apresenta um conjunto de pinturas e instalações que convidam a pensar a liberdade como conceito filosófico, mas também como prática insurgente do cotidiano. É a primeira exposição individual do artista visual Blecaute e conta com a curadoria de Lucas Dilacerda.

O artista Blecaute fala um pouco sobre seu trabalho. “Meu trabalho, ao propor novos imaginários para pessoas negras e faveladas, narra histórias de força, ancestralidade, celebração e espiritualidade. O objetivo é não nos limitar a uma experiência de contemplação estética, mas retomar e um espaço para afetos, memórias e construção.”

O curador da exposição, Lucas Dilacerda, explica que a exposição tem o papel de criar novas narrativas sobre a imagem do povo negro. Lucas diz que “Ao contrário das imagens de sofrimento e violência que historicamente foram atribuídas ao povo negro, Blecaute nos mostra outras narrativas. Ele nos apresenta cenas de alegria, de coletividade, de espiritualidade e força”.

Ainda acrescenta, “Cada pintura do artista é uma história escrita em imagens, cores, figuras e expressões. As suas obras nos contam histórias da liberdade, não como um ideal distante, mas como uma condição de existência e de luta cotidiana”, finaliza.

Germana Vitoriano, diretora do Sobrado Dr. José Lourenço, destaca a importância de promover exposições com artistas cearenses. “Nosso objetivo é fomentar as artes visuais do Ceará. A partir dessa perspectiva, o Sobrado Dr. José Lourenço proporciona aos artistas um lugar para a realização da sua exposição individual, e assim contribuir com suas trajetórias, potencializando as suas criações”, enfatiza a diretora.

A exposição conta com a parceria do MAUC – Museu de Arte da UFC e tem o apoio da Cave Galeria. É gratuita, livre para todas as idades e ficará aberta até o dia 04 de julho na galeria do museu. A visitação acontece de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h, exceto nos feriados.

Conheça o artista

Blecaute é nascido e criado no Conjunto Riacho Doce, no bairro Passaré. Artista visual e estudante de Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará. Concretiza estudos e sua visão de mundo enquanto negro e periférico através das artes plásticas. Como autodidata, começou sua trajetória na pintura digital no final de 2019 e, atualmente trabalha com diversos materiais e linguagens. “Minhas influências são múltiplas e não se resumem a arte visual e a pintura. Acredito que arte, de modo geral, é uma linguagem e cada artista narra sua perspectiva a partir do meio e material que se é possível no momento.” O artista tem passagem por exposições como “Funk: um grito de ousadia e liberdade” no Museu de Arte do Rio, exposição que está em itinerário na Instituição Maison Folie Wazemmes em Lille, França. No ano de 2025, Blecaute fez parte da exposição “Abre Alas 20”, n’A Gentil Carioca, uma das principais e mais tradicionais galerias do Brasil.

Conheça o curador

Lucas Dilacerda é curador e crítico de arte. É sócio da AICA – The International Association of Art Critics; e também da ABRE – Associação Brasileira de Estética, da ABCA – Associação Brasileira de Críticos de Arte e da ANPAP – Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Ganhou o prêmio ABCA 2023 pelo destaque regional no Nordeste com a curadoria da Bienal Internacional do Sertão. Comitê de Indicação do Prêmio PIPA . Realizou mais de 50 curadorias de exposições, 70 cursos e 200 apresentações em diversas instituições de arte no Brasil. Possui mais de 50 textos, críticas de arte e artigos publicados. É professor da Pós-Graduação em Arteterapia e Arte-Educação da UNIFOR. Graduado, Mestre e Doutorando em Artes, pela UFC; Especialização em Arte: Crítica e Curadoria, pela PUC de SP; também é Graduado e Mestre em Filosofia, com ênfase em Estética e Filosofia da Arte, com distinção Summa Cum Laude, pela UFC.

Conheça o Sobrado Dr. José Lourenço

Construído na segunda metade do século XIX, o Sobrado é uma das primeiras edificações de três andares construída no Ceará. O nome é uma homenagem ao seu proprietário, o médico sanitarista Dr. José Lourenço de Castro e Silva (1803-1874). Foi tombado, em 2004, pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, restaurado em 2006 e inaugurado em 2007. Hoje, o equipamento é um centro cultural aglutinador das Artes Visuais cearense. A ação faz parte do projeto “Percursos”, idealizado pelo Sobrado, que tem o objetivo de promover a formação e difusão de expressões artísticas e culturais, por meio de parcerias que desenvolvem atividades no campo das artes, do patrimônio cultural e da memória.

Serviço

Sobrado Dr. José Lourenço promove exposição que celebra a cultura negra e periférica com o artista visual Blecaute
Artista: Blecaute
Curador: Lucas Dilacerda
Local: Museu de Arte da UFC ( Av. da Universidade, 2854, Benfica – Fortaleza/CE)
Data de abertura: 03 de junho de 2025
Período de visitação: 03 de junho a 04 de julho de 2025
Horário de visitação: Segunda a sexta, das 8h às 12h e de 13h às 17h.
Acompanhe a programação pelo Instagram: @sobrado154
Mais informações: [email protected] / (85) 9 9986.5086 (WhatsApp)
Classificação indicativa: livre
Visitação gratuita


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *