O Southampton disputará novamente a Premier League na próxima temporada. O time do Sul da Inglaterra venceu o Leeds por 1 a 0, neste domingo, e garantiu a última vaga para a elite do futebol inglês em 2024/25. A vitória em Wembley também assegura um faturamento de 140 milhões de libras, quase R$ 1 bilhão (R$ 911 milhões) para quem sobe.

Southampton celebra acesso à Premier League — Foto: Getty Images
Southampton celebra acesso à Premier League — Foto: Getty Images
O único gol da partida foi marcado por Armstrong, aos 24 minutos do primeiro tempo. Com a vitória, o Southampton se junta a Leicester e Ipswich, que haviam conquistado acesso direto para a primeira divisão do Campeonato Inglês ficando na primeira e na segunda colocações da Championshiop, respectivamente.
Para chegar ao acesso, o Southampton precisou passar pelos playoffs, depois de ficar na quarta colocação da temporada regular. Nas semifinais, bateu o West Bromwich, com placar agregado de 3 a 1. Então, se classificou para o jogo único da final, diante do Leeds, que havia ficado em terceiro na liga.
O Southampton havia sido rebaixado para a segunda divisão na temporada passada, quando foi o lanterna da Premier League. Antes disso, havia ficado 11 anos seguidos na elite do Campeonato Inglês.