Os Jogos Pan-americanos de Santiago 2023 tiveram neste sábado (28) o encerramento da primeira fase da disputa do futebol feminino. Na sequência, teremos as semifinais da competição, com a seleção do México encarando a seleção da Argentina de um lado e a equipe do Chile encarando a equipe dos Estados Unidos do outro, com os vencedores se classificando para a disputa do ouro.
Vale lembrar que a seleção brasileira não disputa o futebol feminino no Pan pela segunda vez consecutiva, devido aos novos critérios da Conmebol. As vagas para o Pan, desde Lima 2019, vêm da Copa América, em que as finalistas da competição sul-americana, ficam com vaga no Mundial da modalidade e abre espaço para que as equipes que terminam do terceiro ao quinto lugar na Copa América disputem os Jogos Pan-americanos.
Surte+: Veja o Guia Completo que o Surto preparou para acompanha o Pan de Santiago 2023
No Grupo A, com a participação de México, Jamaica, Chile e Paraguai, tivemos a primeira colocação da equipe mexicana, que obteve 100% de aproveitamento, seguida pelas chilenas, que venceram duas partidas e se classificaram na segunda posição. Jamaica não levou sua equipe principal e foi alvo das grandes goleadas na competição, como o 10 a 0 sofrido para Paraguai.
No Grupo B, formado por Estados Unidos, Bolívia, Costa Rica e Argentina, tivemos o domínio das norte-americanas com três vitórias em três partidas, classificando-se na primeira colocação. A segunda colocada foi a seleção da Argentina que com uma vitória, um empate e uma derrota carimbou vaga na semifinal da competição. Bolívia e Costa Rica não venceram nenhum de seus jogos.
Nas semifinais, programadas para o dia 31 de outubro, teremos México x Argentina de um lado e Estados Unidos x Chile do outro lado, com os vencedores se classificando para a disputa da medalha de ouro e os derrotados disputando o bronze. As disputas por medalhas acontecerão no dia 3 de novembro.