Um dos legados catarinenses que têm se destacado no mercado nacional é o número crescente de startups, que nasceram e cresceram nos municípios do Estado. De acordo com um levantamento do Sebrae/SC, Santa Catarina possui mais de 17 mil empresas de tecnologia, 15 centros de inovações e oito parques tecnológicos, estrutura responsável por gerar mais de 60 mil empregos. Para dar espaço e fomentar este importante ecossistema, a NSC conta com o programa Tech SC, que há quatro anos, traz o melhor da tecnologia para as telinhas dos catarinenses.
O Tech SC foi o primeiro programa da televisão aberta que abordou, de forma exclusiva, o mercado de tecnologia. Lançado em novembro de 2019, ao longo dos quatro anos exibiu a história de mais de 500 startups de todo o Estado. Hoje, o programa se destaca pela audiência aos domingos pela manhã, impactando mais de 200 mil pessoas por mês.
Para comemorar os quatro anos em atividade, o Tech SC ganha um programa especial, que analisa e apresenta a evolução e futuro da tecnologia em Santa Catarina desde 2019. A idealizadora e apresentadora do Tech SC, Rúbia Laidens, reuniu personalidades que fomentam o ecossistema catarinense de inovação e abordou o cenário de investimentos e aceleração de startups, participação das mulheres na tecnologia, crescimento do setor e a construção de políticas públicas para o futuro na tecnologia. O programa especial vai ao ar neste domingo, 12, às 7h.
O Tech SC traz histórias que mostram a vocação empreendedora e inovadora dos catarinenses, fortalecendo o papel desenvolvedor dos profissionais do Estado.
Rúbia Laidens afirma ter ‘entrado de cabeça’ no universo da tecnologia catarinense. O resultado, segundo ela, é muito positivo, já que o programa já impactou centenas de empresas.
“Nesses quatro anos, recebo feedbacks dos entrevistados todos os domingos. Através das mensagens, me certifico do papel deste programa para impulsionar o crescimento das startups, seja em aumento do número de clientes, negócios ou parcerias realizadas através da visibilidade que o Tech SC oferece“, comenta a profissional.
Histórias que crescem com o Tech SC
Rúbia afirma que pôde perceber que o ambiente tem crescido a cada ano. A jornalista destaca que acompanhou o impulso que o segmento teve durante a pandemia, o que tornou Santa Catarina a vitrine de muitas tecnologias, especialmente na área da saúde.
“Cada história que mostramos no programa tem uma peculiaridade, um contexto, que carrega dedicação, suor, frustrações e vitórias. Lembro de duas que me chamaram a atenção: a Turma da Árvore, de Lages, que transforma vidros em areia, e a Cognisigns, de Florianópolis, que elaborou uma solução para ajudar a diagnosticar o autismo”, comenta.
Além disso, ela destaca que muitas startups deslancharam ao longo dos quatro anos, em todas as regiões de Santa Catarina. Algumas delas chegaram, inclusive, a passar pelo processo de internacionalização. Hoje, ao comemorar os quatro anos do Tech SC, Rúbia diz se sentir honrada em levar ao Brasil um pouco da história dos empreendedores catarinenses.
“A cada aniversário, eu olho para trás e vejo o quanto fizemos, sempre da melhor forma e com muito amor. São cerca de 500 empresas apresentadas nesses quatro ano”, reforça.
O Tech SC é exibido aos domingos, às 7h, na NSC TV. O programa também pode ser visto e revisto em Globoplay.