Tecnologia Assistiva: novidades que estão mudando vidas


As tecnologias assistivas (TA) surgem como uma solução para impulsionar a inclusão de indivíduos com deficiência na sociedade. No Brasil, a adoção do conceito de tecnologia assistiva ocorreu entre 2006 e 2007, quando o Comitê de Ajudas Técnicas estabeleceu a definição desse termo. Esse campo engloba recursos, metodologias e serviços voltados para proporcionar às pessoas com deficiência uma experiência que promova autonomia, independência e qualidade de vida, sendo essencial para manter a inclusão social.

Desde então, essas tecnologias têm conquistado cada vez mais espaço na indústria e se introduzido no cotidiano de várias pessoas. De acordo com um estudo divulgado pela consultoria Accenture em 2022, que abordou o impacto do progresso tecnológico na inclusão de pessoas com deficiência, 60% dos entrevistados indicaram que muitos aspectos de suas vidas e atividades profissionais, incluindo compras online, consultas médicas e outras experiências, estavam se deslocando para o ambiente digital. Além disso, 10% mencionaram sentir-se tão conectados à tecnologia que a consideravam uma extensão de si mesmos. 

A deficiência intelectual é classificada como um transtorno do desenvolvimento neurológico. Distúrbios de neurodesenvolvimento são condições neurológicas que surgem nos estágios iniciais da infância, geralmente antes da idade escolar, comprometendo o desenvolvimento nas áreas pessoal, social, acadêmica e/ou profissional. Comumente, esses distúrbios incluem desafios na obtenção, retenção ou aplicação de habilidades, ou conjuntos de informações específicas e podem desenvolver restrições motoras e orais. 

Por isso, confira novidades de TA que estão transformando as condições de vida de pessoas com deficiência intelectual e múltipla para melhor:


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *