Tecnologia das TVs Neo QLED da Samsung rendeu aos criadores um prêmio Nobel em Química


Tecnologia das TVs Neo QLED da Samsung rendeu aos criadores um prêmio Nobel em Química
Créditos: Kārlis Dambrāns/Flickr

Três cientistas que desenvolveram a tecnologia de pontos quânticos, usada nas TVs QLED da Samsung, ganharam o Prêmio Nobel de Química de 2023. A notícia foi confirmada pela própria empresa, que utiliza essa tecnologia há seis anos para fabricar alguns dos principais televisores da marca.

Os laureados com o Nobel são Moungi G. Bawendi, do MIT, Louis E. Brus, da Universidade de Columbia, e Alexei I. Ekimov, da Nanocrystals Technology Inc. Eles foram reconhecidos por seu trabalho pioneiro que vai além das telas de TV, abrangendo desde iluminação LED até dispositivos de imagem médica.

Foto: Kārlis Dambrāns/Flickr

Não foi a Samsung que inventou os pontos quânticos, mas a empresa sul-coreana tem aplicado essa tecnologia avançada em suas TVs desde 2017. O uso desses pontos permite uma melhoria significativa na qualidade da imagem, sem sacrificar o brilho. Essas partículas são menores que o diâmetro de um fio de cabelo humano e têm aplicações que vão além das TVs, como em dispositivos de imagem médica.

Tecnologia é utilizada em outras áreas

A Samsung incorpora esses pontos quânticos em alguns de seus modelos de TV, resultando em uma paleta de cores rica e realista. A tecnologia está presente em suas linhas de TV Neo QLED, QLED e QD-OLED, cada uma com suas próprias características e vantagens.

Foto: Kārlis Dambrāns/Flickr

Tonnie van Schijndel, Diretor Sênior de Marketing de TV e Áudio da Samsung Benelux, declarou que o prêmio Nobel deste ano mostra que a Samsung está na vanguarda da inovação em TVs. A empresa continua a definir novos padrões em qualidade de imagem, intensidade de cor, brilho, contraste e ângulos de visualização.

A tecnologia de pontos quânticos não se limita apenas às TVs. Ela tem aplicações em várias áreas, incluindo dispositivos de imagem médica, sensores minúsculos, células solares mais finas e comunicação quântica criptografada. O prêmio Nobel aponta para o potencial futuro dessa tecnologia.

Via: SamMobile

Conteúdo Relacionado


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *