
Conheça ferramentas que reduzem os impactos no meio ambiente — Foto: Crédito: Freepik
Conheça ferramentas que reduzem os impactos no meio ambiente — Foto: Crédito: Freepik
Se por um lado a Revolução Industrial facilitou e simplificou os processos de produção a partir do século XVIII, por outro, acelerou o esgotamento e a exploração desenfreada de recursos naturais. Todas as mudanças sociais e econômicas geradas por ela tiveram um custo para a natureza.
Nesta semana, o EPTV Na Escola traz um questionamento. Apesar dos efeitos negativos da evolução tecnológica, é possível que a tecnologia seja uma aliada na busca pela sustentabilidade?
Para responder essa pergunta, primeiro é necessário entender quais são os principais impactos negativos que esses processos trouxeram ao planeta.
EXEMPLOS DE IMPACTOS NEGATIVOS
O efeito estufa é um dos exemplos de resultado negativo. Com a emissão de gases poluentes jogados na atmosfera, principalmente pelas atividades industriais, causando a retenção de calor no planeta, o aumento da temperatura terrestre têm ficado mais evidente ao longo dos anos.
Outra consequência é a obsolescência programada dos produtos eletrônicos, que ganham menos tempo de vida útil. Um smartphone, por exemplo, pode durar de 2 a 5 anos. O lançamento de novos modelos e tecnologias mais modernas e sofisticadas também acelera a troca dos produtos. Tudo isso acaba contribuindo para maior geração de lixo e contaminação da natureza com metais e outras substâncias por causa do descarte irregular dos aparelhos.
Outra repercussão negativa é que as tecnologias de informação afastaram a humanidade da realidade e consequentemente da natureza. O vício em telas já é uma realidade que gera problemas físicos e psicossociais.
A exploração de recursos naturais, matérias primas e o desmatamento também são outros impactos trazidos pelo avanço tecnológico.
Contudo, empresas têm compreendido que a tecnologia pode ser uma aliada na busca por processos sustentáveis, já que esse debate é urgente para a preservação do planeta. Organizações investem em recursos com mais durabilidade e ferramentas que diminuem efeitos negativos, evitando o uso de combustíveis fósseis não renováveis. Veja alguns exemplos de tecnologias que são aliadas da preservação
1- Painel de energia solar
Painéis fotovoltaicos utilizam a luz do sol para gerar energia elétrica e térmica. Os painéis são considerados uma fonte de energia limpa e renovável cada vez mais usada em residências e empresas.
2 – Energia eólica
O vento é transformado em energia através do giro de pás das turbinas eólicas que se assemelham a um catavento. O sistema é ligado a aerogeradores que produzem energia 100% limpa.
3 – Carros elétricos
Imagina parar em um posto de combustível e carregar um carro como um celular, na tomada? Isso já é uma realidade em alguns países que investem nestes tipos de veículos, que não utilizam combustíveis fósseis, diminuindo emissões de CO² (gás carbônico na atmosfera) e diminuindo a emissão de poluentes.
4 – Meios digitais
O uso do smartphone e meios digitais também tem um lado positivo. O aparelho com diversas funcionalidades têm diminuído o uso do papel nos últimos anos, com envio de e-mails e armazenamento de arquivos em nuvem. Além de reunir ferramentas que permitem que o usuário possa se comunicar e fazer tarefas sem a necessidade de deslocamento.
Agora que você conhece alternativas tecnológicas para reduzir os impactos no meio ambiente, você acredita que a tecnologia pode ser aliada ou inimiga da natureza?
Este ano o tema do EPTV Na Escola traz reflexões sobre a reaproximação da humanidade e o meio ambiente. Continue acompanhando as nossas páginas para saber mais sobre o projeto.
