
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo celebrou, nesta segunda-feira (27), por meio de Sessão Solene, os 110 anos do Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba. A homenagem partiu da deputada estadual Professora Bebel (PT), conterrânea e torcedora do time de futebol piracicabano. “É um marco esses 110 anos. O XV se confunde com a história de Piracicaba”, frisou a parlamentar.
Em raciocínio semelhante, o presidente do XV de Piracicaba, Luis Guilherme Schnor, declarou que o Nhô Quim, como é popularmente conhecido o time, “é um ícone social de Piracicaba”. Schnor classificou como motivadora a homenagem da Alesp. “É uma data de grande relevância para todos nós quinzistas e piracicabanos. Esse reconhecimento nos dá mais força e garra para continuar lutando com um time que representa muito bem a nossa cidade”, pontuou o cartola.
Para a deputada Professora Bebel, o ato que homenageou a equipe piracicabana serve como ferramenta para fortalecer o esporte, “que é uma política pública necessária para nossa juventude.” A deputada destacou o caráter coletivo da homenagem, já que os agraciados incluem pessoas que atuam em conselhos, diretorias e torcidas organizadas do XV de Piracicaba.
“A gente homenageou aquelas pessoas que constroem o XV. Ao mesmo tempo, todas as torcidas foram homenageadas porque é visão de equipe mesmo, de time”, afirmou Bebel. Atletas do elenco atual e ex-jogadores – como Reginaldo Amstalden, o Biluca – também participaram da solenidade.
História
O time, conhecido no cenário futebolístico como XV de Piracicaba, surgiu em 1913 da fusão entre duas agremiações da cidade de Piracicaba: Vergueirense e 12 de Outubro. A referência à data da Proclamação da República brasileira na denominação do clube foi uma sugestão do primeiro presidente do time, Carlos Wingeter, capitão da Guarda Nacional.
Nesses 110 anos de existência, o XV de Piracicaba conquistou vários campeonatos. Entre os principais títulos estão o Pioneiro da Lei do Acesso (em 1948), a Copa Brasil Central (1969), o Brasileirão da Série C (1995), Copa Paulista (2016 e 2022) e o Paulista da Segunda Divisão – atual Série A2 – (por cinco vezes). Em 1976, o time piracicabano foi vice-campeão Paulista da Série A. Atualmente o XV participa da Série A2 do Paulistão.