Anunciado nesta terça-feira (10) como novo técnico do Flamengo, Tite viu seu nome ser envolvido em uma grande polêmica por conta de uma entrevista que ele mesmo deu.
Em agosto de 2022, o treinador conversou com o podcast “Flow Sport Club” e disse que poderia ser chamado de “mentiroso” se assumisse alguma equipe brasileira na temporada 2023.
“Toda equipe brasileira que pensar no Tite como técnico, esquece, ele não vai treinar. Pode escrever onde vocês quiserem, me chamem de mentiroso e sem palavra, que não vai ter”, disse.
“É um ano que eu preciso ver meu irmão e minha irmã, meu sogro e minha sogra, preciso dar uma respirada. Eu sei o quanto é legal, mas também sei o quanto é pressionante para aceitar um convite que fosse feito”, completou.
No entanto, Tite acabou “quebrando” sua promessa e assinou com o Rubro-Negro até dezembro de 2024, topando assumir as rédeas do clube imediatamente.
Essa não é a primeira vez, porém, que um episódio desse tipo acontece no futebol brasileiro…
Nos últimos anos, é bastante comum ver promessas não sendo cumpridas por parte de grandes personagens, desde técnicos a jogadores.
Relembre algumas:
Duílio e Mano Menezes no Corinthians
Recentemente, o apresentador Neto, da TV Bandeirantes, mostrou em seu programa uma mensagem enviada pelo presidente do Corinthians, Duílio Monteiro Alves.
No WhatsApp, o dirigente garantiu a Neto que jamais contrataria o técnico Mano Menezes durante sua gestão.
“Mano não trabalha aqui no meu mandato”, escreveu Duílio.
Em 28 de setembro, porém, o Corinthians anunciou Mano como seu novo treinador.
Questionado sobre a contradição sobre a contratação durante a coletiva de apresentação do técnico, o presidente teve que se explicar.
“A gente entende que o Mano é a pessoa certa pelo momento. E pensamento no futuro, numa reformulação de elenco, isso fica para o próximo, mas tem que começar antes”, afirmou.
Guerrero “só joga no Corinthians” no Brasil
Em novembro de 2014, o centroavante Paolo Guerrero disparou sua famosa frase: “O único time em que eu jogaria no Brasil é o Corinthians”.
À época, ele discutia sua renovação de contrato com o Timão, já que seu vínculo se encerrava em julho de 2015.
O peruano, porém, não chegou a um acordo com a diretoria alvinegra e, em maio de 2015, foi anunciado como reforço do Flamengo.
Herói da conquista do Mundial de Clubes da Fifa, o matador acabou ficando “queimado” com a torcida corintiana após o episódio e viu sua idolatria se esvair.
Em entrevista recente, o hoje atleta da LDU garantiu que não se arrepende da decisão que tomou no passado.
“Não me arrependo. Eu optei, quando o Corinthians não quis renovar, ir para outro clube. Meu contrato estava acabando, Corinthians não quis renovar e fui para outro clube. Normal”, justificou.
Landim e a reeleição
Em 2018, quando estava disputando a eleição para a presidência do Flamengo, Rodolfo Landim fez uma promessa: a de que não tentaria a reeleição.
A declaração foi dada ao FOX Sports, com o candidato sendo categórico.
“É uma promessa minha: se eleito, vou ficar só três anos. E uma nova pessoa, do nosso grupo, que será o próximo presidente do Flamengo”, disparou.
“As pessoas, quando têm possibilidade de se reeleger, trabalham para elas e não para o clube”, criticou.
Landim, porém, acabou sendo reeleito no fim de 2021 para mais três anos no comando do Flamengo.
Seu mandato vai até dezembro de 2024, justamente quando se encerrará o vínculo do técnico Tite.
Vítor Pereira não vai “a lugar nenhum”
Logo após a confirmação de sua saída do Corinthians, no final de 2022, o técnico português Vítor Pereira concedeu entrevista à ESPN e afirmou que não iria assumir qualquer clube na sequência.
O lusitano afirmou que não iria a “canto nenhum” e prometeu que iria “para casa”.
“Eu me sinto muito triste, queria muito continuar esse projeto (no Corinthians), mas não tem hipótese nenhuma. Não vou pra clube nenhum, não vou pra canto nenhum, eu vou pra casa”, disse.
“Tenho que ajudar a estabilizar um pouco o processo da doença da minha sogra, que está vivendo na minha casa. Por isso, tenho que voltar pra lá”, acrescentou.
Dias depois, todavia, ele foi anunciado como treinador do Flamengo.
Sua passagem pela Gávea acabou sendo curta, com a demissão chegando já em 11 de abril, após uma série de fracassos no começo do ano.
A aposentadoria de Felipão
Em 13 de novembro de 2022, o então técnico do Athletico-PR, Luiz Felipe Scolari, afirmou que encerraria sua carreira como treinador em 2023.
À época, Scolari disse que assumiria cargo de gerência no Furacão, com seu auxiliar Paulo Turra passando a ser o comandante efetivo do clube rubro-negro.
“Eu vou parar como treinador, e o novo comandante deve ser o Paulo Turra. Serei o diretor técnico, um cargo novo, que não conheço muito bem, mas que vou procurar aprender o mais rápido possível”, ressaltou.
Em junho de 2023, porém, tudo mudou de forma chocante, com Scolari deixando o cargo diretivo no Athletico-PR para assumir o Atlético-MG como técnico.
Na sua primeira coletiva, o Pentacampeão do mundo deu suas justificativas sobre a surpreendente escolha.
“Estava vivendo outra situação, um pouco diferente. Tive alguns conhecimentos e quando surgiu a oportunidade de treinar o Atlético, que é um dos maiores clubes da América do Sul, algumas pessoas me mostraram uma situação envolvendo o Atlético que me fez pensar como eu poderia trabalhar e conseguir títulos, vitórias, de estar com essas pessoas que eu já convivi”, citou.
“Pensei bastante e percebi que é uma oportunidade que trabalhei bastante para conseguir”, complementou.
Lisca e o acerto com o Santos
Em 18 de julho de 2022, a diretoria do Sport ficou perplexa com a notícia de que Lisca, que havia sido recém-contratado pelo time pernambucano, iria deixar o clube para comandar o Santos.
A “bomba” estourou em meio a uma partida contra o Vila Nova, pela Série B, e o treinador foi xingado de “mercenário” pela torcida rubro-negra.
Na coletiva pós-jogo, Lisca negou qualquer acerto com o Peixe e garantiu que seguiria no Leão.
“Sou treinador do Sport. Obviamente, nego (o acerto com o Santos). Sou treinador do Sport. Estou aqui falando pelo Sport. De onde veio a notícia? Pergunta pra quem deu a notícia. Tem alguma declaração de algum dirigente do Santos? Tem declaração minha? Do meu agente? Obviamente que não (é verdade a saída do Sport)”, discursou.
Dois dias depois, o gaúcho foi anunciado como novo treinador do Santos.
Sua passagem pela Vila Belmiro acabou sendo curtíssima, com Lisca sendo demitido já em setembro.