Trabalhos incentivam ciência e cultura brasileira


Nesta quinta-feira, 12 de outubro, é comemorado o Dia Nacional da Leitura. Instituída em pela Lei 11.899, de 8 de janeiro de 2009, a data pretende incentivar o hábito de ler entre jovens e adultos e contribuir para a formação do senso crítico, estimulando a criatividade e a imaginação, e enriquecer o vocabulário dos leitores.

Bolsistas da CAPES desenvolvem trabalhos que, com a leitura, valorizam a pesquisa e a cultura brasileira. É o caso da pesquisadora Fernanda Guimarães, da Universidade Federal Fluminense (UFF), que escreveu, em parceria com a sua orientadora Daniela Leles, o livro “Paleoparasitologia na educação básica”, que desperta o interesse dos estudantes por assuntos científicos. “A ideia é mostrar, com uma linguagem simples, que a ciência é libertadora e transforma a vida das pessoas”, destaca a cientista da área de Microbiologia e Parasitologia Aplicadas.

O livro nasceu de um projeto de extensão realizado em escolas de Niterói (RJ), chamado “Paleoparasitologia para todos”, a partir das do trabalho de contar histórias sobre o tema. ”O objetivo é passar o conhecimento para frente. Pode ser uma leitura lúdica e didática para pais e responsáveis, crianças e adolescentes”, ressalta.

Já Camila Almeida, que participa do Programa Leitorado na Itália, pesquisou em seu mestrado a inserção de textos literários em livros didáticos de Português como Língua Estrangeira. Ela ajuda na organização de atividades de promoção e difusão do português, da literatura e da cultura brasileiras no ambiente universitário.

Na Espanha, Priscila Lopes, também do Programa Leitorado, coordena a produção de dois livros em parceria com professores de países lusófonos e trabalha em projeto de valorização do português falado no Brasil. “O objetivo é fazer com que a criança se envolva mais e encontre um motivo para praticar, exercitar e falar o idioma”, afirma.

Sobre o Programa Leitorado

Pelo Programa Leitorado, parceria com o Ministério das Relações Exteriores, a CAPES seleciona professores brasileiros para atuar como leitores em universidades estrangeiras e difundir a língua portuguesa, dando visibilidade à literatura, à cultura e aos estudos do Brasil. A atual edição do Programa vai enviá-los para Alemanha, Bélgica, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, Guiana Francesa, Guiné Equatorial, Itália, Japão, Peru, Rússia, Senegal, Vietnã, Israel, China e Índia.

Legenda das imagens:
Imagem dentro da matéria: Imagem ilustrativa (Foto: iStock)

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *