A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) reafirma seu compromisso com a valorização da cultura ao apoiar a 13ª edição do Festival Internacional Sesc de Música, que acontece em Pelotas, de 20 a 31 de janeiro. Parceira desde as primeiras edições, a UFPel desempenha um papel fundamental ao disponibilizar infraestrutura e suporte logístico, contribuindo significativamente para o sucesso do festival que transforma Pelotas em um centro vibrante de música e cultura.
A reitora da UFPel, Ursula Rosa, destaca a importância do evento para a comunidade acadêmica e para a cidade de Pelotas. “O Festival apresenta a música, a arte e a cultura como elementos fundamentais para a formação de um público que aprecie essas manifestações artístico-musicais, além de serem essenciais para o estímulo e desenvolvimento dos nossos estudantes de música e áreas afins”, disse.
A presença do Festival Internacional Sesc de Música transforma Pelotas em um palco de diversidade musical e cultural, reforçando a conexão entre a universidade e a comunidade. A reitora Ursula Rosa pontuou ainda o impacto positivo que o evento traz para a cidade: “Entendo que a cidade se transforma nestes dias, e um grande espírito festivo literalmente se instala em Pelotas. A UFPel deseja vida longa ao nosso Festival”.
De acordo com o pró-reitor de Extensão e Cultura da UFPel, Fabio Lima, o apoio da UFPel é fundamental para a realização do evento. “O festival não só enriquece o cenário cultural local, mas também atrai visitantes de várias partes do Brasil, gerando um intercâmbio artístico e pedagógico valioso”, enfatizou.
A coordenadora de Arte, Cultura e Patrimônio da UFPel, Eleonora Santos, mencionou que, para além da logística, a universidade cedeu instrumentos e espaços para que as atividades pedagógicas e artísticas aconteçam. “O apoio não é com recursos, mas com estrutura, serviço, espaços e instrumentos musicais que são utilizados nas classes e apresentações durante o Festival”, explicou. Esta contribuição tem sido essencial para o sucesso do festival, proporcionando um ambiente adequado para ensaios e performances.
O Festival oferece oficinas de formação em diversos instrumentos musicais e canto, muitas das quais acontecem em espaços da UFPel e utilizam os instrumentos da instituição. Isso amplia a qualificação de artistas locais e de todo o Brasil, que têm a oportunidade de interagir com professores e musicistas reconhecidos mundialmente.
Além disso, a UFPel disponibiliza acesso ao Restaurante Universitário para todos os participantes, com valor popular, facilitando a estada dos artistas e organizadores durante os 15 dias de evento.
Celebrando 55 Anos
A UFPel celebra seus 55 anos de existência, e essa longa parceria com o Festival Internacional Sesc de Música é um testemunho de seu compromisso com a educação pública de qualidade e a promoção da cultura. O apoio contínuo e significativo ao festival alinha-se ao objetivo da Universidade de formar cidadãos sensíveis e promover a diversidade e a justiça social.
Através dessa colaboração, a UFPel reafirma seu papel como uma instituição que não só fomenta a formação musical, mas também contribui para a formação ampla da sociedade, permitindo que todos acessem e apreciem a riqueza cultural oferecida pelo Festival Internacional Sesc de Música.
Sobre o Festival
O 13º Festival Internacional Sesc de Música atua em dois principais eixos:
– Pedagógico: Direcionado para estudantes e profissionais da música – oferece cursos de instrumentos, canto lírico, choro, prática de música de câmara, prática de orquestra e prática de banda sinfônica. Os cursos são para alunos que já possuem nível avançado e buscam aperfeiçoamento do fazer musical.
– Sociocultural: Serão realizados concertos, recitais de alunos, recitais de professores e diversos espetáculos musicais para a comunidade.
A programação e os ingressos estão disponíveis no site do Festival.
A realização do Festival é do Sistema Fecomércio-RS/Sesc e tem o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas/RS e apoio cultural da Universidade Federal de Pelotas, Universidade Católica de Pelotas, Faculdade Senac, OSPA, Unisinos e Expresso Embaixador.