Quando pensamos no esporte brasileiro, pensamos em Pelé, Neymar, Ronaldo (o verdadeiro R9, não Cristiano!) e no lendário Estádio do Maracanã. O país inteiro é apaixonado por futebol, e deixa isso claro em cada esquina.
O Brasil ganhou cinco Copas do Mundo (1958, 1962, 1970, 1994, 2002), o maior número de todos os tempos. A Seleção pode somar nove Copas Américas no total. E em termos de premiações individuais, 5 Bolas de Ouro. Todos se lembram do brilhantismo de jogadores como Ronaldinho Gaúcho, Rivaldo e Kaká. O Brasil inventou a essência do futebol arte e temos orgulho disso.
Mais que ‘só’ um esporte
Para os brasileiros, o futebol é mais que um esporte. Quando o país sofreu a derrota por 7 a 1 para a Alemanha, em casa, foi uma uma verdadeira catástrofe nacional. Esse evento é uma ferida nacional que está cicatrizando, mesmo entre aqueles que não se autodenominam fãs de futebol.
A essência da nossa obsessão pelo futebol não é apenas o jogo em si. Claro, nós amamos o esporte. As habilidades hipnotizantes dos nossos maiores craques, o jogo de passes (quem se esquece do gol do Capitão?), que ainda habitam a nossa imaginação.
Mas há muito mais que isso. A cultura do futebol é um estilo de vida completo no Brasil. Ela nos dá esperanças do futuro, ela simboliza um caminho para o sucesso, colocando o nosso país no mapa, mostrando que somos importantes.
O esporte também dá aos brasileiros um sentido de agência, controle sobre os “riscos”. Talvez seja por isso que as apostas esportivas de futebol são tão populares no Brasil: elas nos colocam no centro de tudo, na esperança de ditar e prever resultados. E não é só futebol, há muitos outros esportes em que o brasileiro pode apostar. Do tênis à Fórmula 1, não faltam opções para os obcecados por esporte.
Só porque o Brasil tem uma clara obsessão pelo futebol, não significa que não haja espaço para outros esportes:
O sucesso do voleibol no Brasil
O Brasil é indiscutivelmente melhor no vôlei do que no futebol. Ou seja, se decidirmos medir apenas pelos resultados. A seleção brasileira masculina tem três medalhas de ouro nas Olimpíadas, conquistadas em 1992, 2004 e 2016.
O Brasil também tem três Campeonatos Mundiais e, além disso, três Copas do Mundo. A equipe também conquistou o recorde da Liga Mundial de vôlei nove vezes, tornando ela o time mais bem-sucedido do mundo inteiro.
Temos uma tradição muito orgulhosa no voleibol, a geração 2003-2010 é particularmente bem-sucedida. Esses atletas transformaram a forma como o esporte é visto no país e trouxe alguns patrocinadores importantes para injetar investimentos significativos no desenvolvimento do esporte.
As estrelas da NBB, a NBA do Brasil
Claro, as maiores estrelas do basquete não são brasileiras. Lebron James, Michael Jordan, Steph Curry, são todos americanos. E os europeus também têm as suas estrelas, com Luka Dončić prestes a ultrapassar o contrato recorde da NBA.
Mesmo assim, a NBA é muito popular no Brasil, mesmo sem o talento All-Star. Isso não significa que não produzimos exportações fantásticas, incluindo Nenê, que teve mais de 20 anos de carreira, incluindo passagens pelo Washington Wizards, Denver Nuggets e Houston Rockets.
Leandro Barbosa, por exemplo, é uma lenda brasileira do basquete. Ele conquistou títulos da NBA tanto como jogador (2015) quanto como treinador (2022), mostrando sua inteligência dentro e fora da quadra.
A NBA interna do Brasil, a NBB, que é relativamente jovem, criada em 2008. Mesmo assim, ganhou popularidade rapidamente, com muitos fãs locais de basquete preferindo a NBB à NBA.
Campeonato Brasileiro de Kitesurf
Este é outro esporte em que o Brasil se destaca e não é difícil perceber por quê. Primeiro, pense na nossa cultura de praia. O brasileiro médio já passou muitas horas na praia, com muitos intrigados com pipas voando em uma infinidade de cores. Isso traz um novo conjunto de talentos nas diversas praias do nosso país.
Em segundo lugar, o Brasil tem algumas das melhores condições para o kitesurf no mundo, como as praias mencionadas. Mas também temos condições de vento favoráveis, o que significa que é quase certo que qualquer competição prosperar.
A Associação Brasileira de Kitesurf (ABK) vem crescendo rapidamente, tornando-se uma entidade relevante do esporte nacional. Os campeonatos acontecem normalmente na zona norte do país, onde se encontram as melhores condições tanto para jogadores como para adeptos.
O esporte nos une
Os brasileiros também adoram vencer, principalmente quando se trata de esporte. Não queremos apenas chegar ao topo do pódio, mas queremos chegar lá com estilo, com arte. É o nosso jeito, o jeitinho brasileiro. O jogo tem que ser bonito , ou perde a essência da sua própria definição.
Mas vai muito além disso.
O que a obsessão brasileira nos mostra não é que amamos as especificidades de um determinado esporte, as regras, a mecânica, ou nada disso. O esporte também tem um poder de união, reunindo pessoas de todas as origens, unindo a todos nós sob a nossa bandeira, esquecendo talvez momentaneamente os nossos problemas do cotidiano, só por um tempinho.
Quer receber as notícias em tempo real?
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.