Univasf recebe exposição fotográfica que retrata a cultura afro-indígena do Brasil


Oraci Terra, no livro 'Povoadas' — Foto: Karen Lima
1 de 1
Oraci Terra, no livro ‘Povoadas’ — Foto: Karen Lima

Oraci Terra, no livro ‘Povoadas’ — Foto: Karen Lima

Está em cartaz no hall da reitoria da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina, Sertão de Pernambuco, a exposição fotográfica “Povoadas”. As fotografias são da jornalista Karen Lima e fazem parte do seu fotolivro que é homônimo a exposição.

As fotos, que reúnem Oraci Terra, Jéssica Tumbalalá, Luádia Mabel e Mãe Vaníria de Oyá durante rituais sagradas para cada uma, foram realizadas com o intuito de dar visibilidade às culturas que formam o país.

A exposição fotográfica também traz recursos interativos. A mostra possui materiais extras que podem ser explorados a partir de QRCodes que levam os visitantes a vídeos e redes sociais das personagens do livro.

Segundo Karen, o livro busca trazer mulheres que representam a história das culturas que fazem o Brasil. “O objetivo do ensaio é apresentar mulheres que em sua individualidade representam os povos afro-indígenas e carregam consigo a história e cultura”.

Karen Lima é graduada em Jornalismo em Multimeios pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Ela também é Jornalista do Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (Nema). Além do livro “Povoadas”, Karen já publicou o livro-reportagem “Fortaleza de Partilhas: relatos de Alcoólicos Anônimos”, pela Editora Letramento.

  • Local: Hall da reitoria da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
  • Horário de visitação: segunda a sexta, das 8h às 18h
  • Perído de exposição: 10 de outubro até a última semana de novembro
  • Entrada: gratuita

Vídeos: mais assistidos do Sertão de PE


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *