Representando Santa Catarina na 4ª Conferência Nacional de Cultura, a urussanguense Vanessa Lopes considerou os cinco dias de encontro proveitosos. Conforme Vanessa, o evento contou com a participação de mais de 5 mil pessoas de todo o Brasil. “A cultura brasileira estava lá em toda a sua diversidade”, destacou. “É por a gente estar podendo, democraticamente, discutir a cultura que a gente quer fazer para o nosso Brasil, de a gente opinar”, acrescentou Vanessa sobre o principal ganho da conferência.
Vanessa explicou que as discussões aconteceram com a divisão dos participantes em eixos temáticos. “São discussões amplas, que a gente tem que pensar em termo de Brasil mesmo, de como é que a gente fomenta, como é que a gente distribui a nossa cultura, como é que a gente carimba a nossa participação no PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil enquanto economia criativa também”, comentou.
Em entrevista, Vanessa também salientou que teve o privilégio de participar da conferência nacional através das movimentações que aconteceram também em Urussanga. “Eu saí como eleita da nossa primeira Conferência Municipal de Cultura, que foi a primeira que aconteceu aqui no município, em setembro do ano passado”, relembrou. O assunto foi abordado em entrevista no programa Comando Marconi. Entenda mais:
Parte 01