Velho conhecido e jovens no futebol brasileiro: como chega a Bolívia para enfrentar o Brasil


O Brasil enfrenta a Bolívia às 21h45 (de Brasília) desta sexta-feira pela primeira rodada das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2026. A partida acontece no Mangueirão, em Belém (PA). Sem disputar o Mundial desde 1994, La Verde chega para o confronto com um velho conhecido no elenco, jovens no futebol brasileiro e polêmicas extracampo.

Maior artilheiro da história da história do país, com 30 gols, o veterano Marcelo Moreno, de 36 anos, tem passagem simbólica por clubes do Brasil. Ele vestiu a camisa de equipes como Grêmio, Cruzeiro e Flamengo. Por aqui, conquistou a Copa do Brasil de 2013, com o Rubro-Negro, e o Campeonato Brasileiro de 2014, além dos Campeonato Mineiros de 2008 e 2014, com a Raposa. Atualmente, o camisa 9 defende o Aucas, da Colômbia.

Além disso, caso entre em campo no duelo frente à Seleção Brasileira, o centroavante vai se isolar como o atleta que mais representou a Bolívia, com 103 partidas disputadas, ultrapassando o ex-zagueiro Ronald Raldes, que soma 102.

Somada à experiência de Marcelo Moreno, a seleção verde também conta com jovens do futebol brasileiro no setor ofensivo. Trata-se do meia Miguelito e do atacante Enzo Monteiro, do Santos, e do também atacante Fernando Nava, do Athletico-PR. Os três jogadores figuram na categoria sub-20 de seus respectivos times.

Entre os três jovens, apenas o meio-campista santista de 19 anos já atuou pelo profissional. Somando as temporadas 2022 e 2023, são nove jogos pela equipe principal do Peixe, sem participações a gol.

Assim, a Bolívia deve ir a campo com: Viscarra; Marcelo, Medina, Roca e Jusino; Terceros, Cuellar, Arrascaita e Rojas (Miguelito); Ábrego e Marcelo Moreno.

Por fim, os bolivianos chegam ao confronto diante do Brasil atravessando grave crise extracampo. A Federação Boliviana de Futebol anulou a edição deste ano do Campeonato Boliviano e da Copa da Bolívia devido à manipulação de resultados.

A situação se agrava quando analisado que dos 48 atletas convocados pelo técnico argentino Gustavo Costas, no cargo desde agosto do ano passado, cerca de 37 deles vestem a camisa de clubes bolivianos.

A Bolívia chegou à Belém, no Pará, na última quarta-feira. No mesmo dia, realizou treinamento no Estádio da Curuzu, do Paysandu. A preparação para a partida contra a Seleção Brasileira se encerra nesta quinta, no Mangueirão — palco do embate —, logo após o treino dos brasileiros.

Com três participações em Copas do Mundo — em 1930, 1950 e 1994 —, a seleção boliviana portanto tenta voltar a jogar um campeonato mundial após 32 anos. Em todas as vezes que disputou, La Verde caiu na primeira fase do torneio.

Deixe seu comentário


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *