William Thomas no Coritiba: veja o perfil do diretor executivo que está no comando da busca por reforços


Há 10 dias o Coritiba tem William Thomas com o responsável principal na busca por reforços para a sequência da temporada. O novo diretor executivo/head de futebol assumiu a direção estratégica e administração geral do departamento de futebol com foco na Série B do Brasileiro.

Conheça os executivos de futebol de Athletico e Coritiba

Conheça os executivos de futebol de Athletico e Coritiba

Com 27 anos de atuação no futebol, William Thomas acumula passagens por grandes clubes do Brasil e do exterior, mas por onde quer que esteja preza sempre pelo perfil discreto e focado na captação de jogadores (ou até mesmo treinadores) que possam se destacar. Foi assim no Athletico, quando trouxe um dos mais vitoriosos dos últimos anos: Tiago Nunes.

— Dirigi o Veranópolis e fizemos um bom Campeonato Gacúho, e eu conhecia alguns dirigentes do clube (Athletico), como William Thomas e o Paulo Autuori. Foi nesse momento que fui convidado para ser o treinador do time sub-20 — disse Tiago Nunes, que depois assumiu o comando do profissional e se tornou campeão da Sul-Americana, em 2018, e da Copa do Brasil, em 2019.

Aliás, William Thomas tem boa parte da sua carreira ligado ao Athletico, onde permaneceu de 2013 a 2018 e de 2020 a 2022. Neste período, exerceu a posição de diretor técnico e gerente executivo e implementou o Departamento de Informação do Futebol. No clube, participou do bicampeonato da Copa Sul-Americana (2018 e 2021).

Além da passagem pelo rival do Coxa, William atuou como superintendente de futebol do Santos primeiro em 2019 e 2020 e depois no início de 2022. Ele trabalhou também no Internacional, ocupando o cargo de executivo de futebol, deixando o clube em maio do ano passado após divergências em relação à permanência do técnico Mano Menezes.

William Thomas, novo executivo de futebol do Coritiba — Foto: Divulgação/Coritiba

William Thomas, novo executivo de futebol do Coritiba — Foto: Divulgação/Coritiba

O dirigente passou também por Avaí. Foi no Leão da Ilha que ele chegou para fomentar uma parte estratégica do clube, o então NIF (Núcleo de Inteligência do Futebol). Apesar da missão, William Thomas teve pouco tempo para implantar seu perfil, mas deixou um bom legado no clube, que passou a ter uma relação mais profissional na captação de jogadores.

— O William Thomas fez uma transformação interessante dentro do departamento de performance e saúde do Avaí. Ele tirou colaboradores da zona de conforto e com isso houve um avanço grande para o clube nesse espaço — afirmou o ex-zagueiro Betão, na época coordenador das categorias de base do Avaí.

Graduado em Educação Física, com pós-graduação em fisiologia do esporte, o profissional iniciou sua carreira como preparador físico e passou, posteriormente, por diversos cargos de gestão. William Thomas possui formação como Diretor Esportivo pelas federações da Espanha e de Portugal. Em seu currículo contém o mestrado pela La Liga Business School, organizadora oficial do Campeonato Espanhol. Como dirigente, ele passou também por Atlético Nacional (Colômbia) e Guaraní (Paraguai).

Até o momento, o Coritiba tem um reforço garantido para a Série B: o volante Morelli, do Maringá. Envolvido na final do Paranaense, ele se apresenta ao Coxa na próxima semana. O Verdão tem até o dia 19 de abril, data da estreia contra a Ponte Preta, em Campinas, para fazer contratações.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *