X quer permissão para coletar dados biométricos e histórico profissional dos usuários


A plataforma X (anteriormente Twitter) está expandindo a quantidade de dados que coleta de seus usuários. A rede social atualizou sua política de privacidade para incluir “informações biométricas” e “histórico de emprego”, conforme detectado pela Bloomberg.

“Com base no seu consentimento, podemos coletar e usar suas informações biométricas para fins de segurança, proteção e identificação”, diz a nova política de privacidade. A mensagem, porém, não inclui detalhes sobre que tipo de informação biométrica exatamente é essa, nem como a plataforma pretende coletá-la. Em geral, as informações biométricas incluem impressões digitais, padrões de íris ou características faciais.

  • Rede social X lançará recurso de chamadas de áudio e vídeo, diz Musk
  • Juíza dá aval a processo por discriminação de idade contra plataforma X, de Elon Musk

Em julho, a X Corp., empresa-mãe de X, foi citada em uma proposta de ação coletiva por alegações de que sua coleta de dados viola a Lei de Privacidade de Informações Biométricas de Illinois. A ação alega que a rede social “não informou adequadamente os indivíduos” que “coleta e/ou armazena seus identificadores biométricos em cada fotografia contendo um rosto” que é carregada na plataforma.

Uma possibilidade de usar dados biométricos é permitir logins sem senha. De acordo com as descobertas do desenvolvedor de aplicativos Steve Moser, X planeja lançar suporte para chaves de acesso, que podem usar a impressão digital, o reconhecimento facial ou o PIN do seu dispositivo para fazer login na sua conta.

No entanto, segundo a FIDO Alliance, organização sem fins lucrativos que defende o uso de chaves de acesso, os dados biométricos e o processamento “continuam a permanecer no dispositivo e nunca são enviados para qualquer servidor remoto” – o que impediria a coleta de dados da rede social por esse método.

A nova política de privacidade também acrescenta que a plataforma de Elon Musk pode coletar “seu histórico de emprego, histórico educacional, preferências de emprego, competências e habilidades, atividade de procura de emprego e envolvimento”. Neste caso, a política está relacionada ao novo recurso de busca de emprego, lançado recentemente por X ainda em versão beta.

De acordo com aviso no topo da página, a nova política só entrará em vigor em 29 de setembro de 2023.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *