Chefe do Xbox afirma que publicadoras de games Triplo A têm um grande problema em mãos


Chefe do Xbox afirma que publicadoras de games Triplo A têm um grande problema em mãos
Créditos: Divulgação/Microsoft

Em um dos e-mails fruto do megavazamento recente da Microsoft, Phil Spencer, chefe da divisão Xbox, afirmou que as grandes publicadoras Triplo A têm um grande problema em suas mãos. Segundo o executivo afirmou em 2020, o fato de elas não terem conseguido se adaptar a tendências fez com que elas passassem a depender de investimentos cada vez maiores em franquias já conhecidas pelo público.

Para Spencer, a criação de lojas digitais como o Steam, a PSN e a PlayStation Store abriu oportunidades para que desenvolvedores pequenos não dependessem de publicadoras para chegar ao público. Com isso, muitas delas passaram a investir em aplicativos próprios com a intenção de não pagar taxas de outros marketplaces — estratégia à qual se seguiu a criação de sistemas de assinatura dedicados.

Chefe do Xbox afirma que publicadoras de games Triplo A têm um grande problema em mãos
Foto: Divulgação/Rockstar Games

O chefe do Xbox afirmou que, com a falha dessas estratégias, a única vantagem que empresas como Eletronic Arts, Ubisoft e Electronic Arts possuem atualmente é seu grande potencial de investimentos. “Muitas poucas companhias podem gastar os US$ 200 milhões que a Activision ou Take 2 gastam para colocar um título como Call of Duty ou Red Dead Redemption nas prateleiras”, afirmou.

Publicadoras estão em situação precária, afirma chefe do Xbox

Especificamente, os editores de jogos AAA, partindo de uma posição de força impulsionada pelo varejo físico, não conseguiram criar qualquer efeito de plataforma real para si próprios”, explicou Spencer. Para minimizar riscos, elas também têm adotado estratégias cada vez mais conservadoras, “alugando” propriedades conhecidas e trabalhando de forma muito pouco dinâmica.

Para o chefe do Xbox, em um mundo no qual essas empresas não são mais os guardiões das lojas, não é uma surpresa que games como Fortnite, Roblox, Minecraft, Candy Crush e DOTA 2 façam sucesso, mesmo tendo sido criados por times menores. “Em geral, em minha opinião, isso é uma boa coisa para a indústria, mas coloca as publicadoras AAA em um ponto precário daqui em diante”.

Chefe do Xbox afirma que publicadoras de games Triplo A têm um grande problema em mãos
Foto: Divulgação/Activision

“As publicadoras AAA estão explorando suas principais franquias, mas lutando para reabastecer seu portfólio de franquias de sucesso. A maioria delas está aproveitando o sucesso de franquias criadas há mais de 10 anos”, continuou. Para ele, serviços como o Game Pass vão ajudar essas grandes companhias ao oferecer novos pontos de contato e oportunidades de monetização.

Novamente pegando uma ideia com Hollywood, não está claro como uma publicadora de mídia sozinha consegue crescer no mundo sem se adaptar a novos paradigmas ou se consolidando”, afirmou o executivo. Desde que o e-mail foi escrito, diversas companhias aderiram ao Game Pass e à PS Plus, mas a própria Microsoft passou a atuar como uma consolidadora de mercado com a aquisição da Bethesda e, mais recente, com sua proposta de compra da Activision Blizzard.

Conteúdo Relacionado

Fonte: Kotaku

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *