O Xbox Game Pass é o lugar para encontrar seu próximo jogo favorito, e há grandes chances desse game ser uma pérola indie que você nem conhecia. Ao longo dos anos, o serviço disponibilizou diversos títulos independentes e, em muitos casos, foi extremamente importante para a popularidade deles.
Para saber mais como o Game Pass ajudou nesse sucesso, conversamos com desenvolvedores de alguns jogos indies que ganharam popularidade ao estarem disponíveis no serviço, ajudando com que esses títulos chegassem a muito mais jogadores.
Unsighted
Estúdio: Pixel Punk
Lançamento: setembro de 2021
Unsighted entrega uma experiência rica em ação e exploração em um mundo devastado, mas lindamente ilustrado em pixel arte e cheio de segredos para descobrir. Na época do lançamento, o jogo ficou disponível diretamente no Game Pass, algo que as desenvolvedoras Tiani Pixel e Fernanda Dias comentam que traz resultado até hoje.
“A acessibilidade do serviço proporcionou uma repercussão muito positiva, que fez o impacto cultural do jogo ser muito mais duradouro tanto no lançamento quanto agora, quase dois anos depois”, revela Fernanda. “Já ouvimos vários casos em que as pessoas descobriram o jogo pelo Game Pass, espalharam para os amigos e agora acompanham a gente, são fãs do Studio Pixel Punk e provavelmente vão nos apoiar em futuros projetos também”
Já um fato curioso compartilhado por elas é que não só a chegada ao Game Pass foi algo positivo, como também a saída do jogo do catálogo. Unsighted ficou disponível no serviço por um ano, e próximo do fim desse período, ganhou nova popularidade.
“[A notícia da saída do Game Pass] levou a um grande fluxo de pessoas adquirindo o jogo para garantir suas cópias. Já ouvimos histórias parecidas de outros desenvolvedores, assim que o game anuncia sua despedida do Game Pass”, disse Tiani.
Mesmo já não estando mais no Game Pass, Unsighted ainda pode ser apreciado por completo no Xbox Series X|S e Xbox One.
__________________________________________________________________________________►►► Hello, stay a while and listen! Quer receber notícias sobre o UNIVERSO GAMER diretamente no seu WHATSAPP gratuitamente? Clique AQUI e participe de nosso canal exclusivo de notícias do GAMES FOLHA VITÓRIA! Caso queira entrar em contato, nos mande uma mensagem através do nosso INSTAGRAM ou do nosso CANAL NO YOUTUBE! Para ver todas as nossas matérias, é só clicar AQUI!
__________________________________________________________________________________
Dodgeball Academia
Estúdio: Pocket Trap
Lançamento: agosto de 2021
Dodgeball Academia traz um visual cartunesco com personagens fofos, mas não se enganem, porque é bom se preparar para tomar muita bolada com as batalhas inspiradas na famosa brincadeira de queimada. Tudo isso com toque de humor certeiro.
Certeiro também foi Dodgeball Academia estar disponível, desde o lançamento, no Game Pass. É o que diz o produtor do jogo, Henrique Caprino, inclusive desmitificando alguns mitos sobre o serviço não ser tão vantajoso para quem faz os jogos.
“Muitas pessoas acreditam que ao optar pelo Game Pass, o estúdio pode estar ‘perdendo vendas’, mas na verdade os prós inerentes por estar no serviço costumam ser muito maiores”, explica o desenvolvedor.
Henrique fala que muitos estúdios independentes não têm capacidade de investir em marketing pesado para seus jogos, por exemplo, por isso que a visibilidade oferecida pelo Game Pass amplifica bastante o alcance que um game indie pode ter, seja pela cobertura da mídia como também entre os jogadores.
“Nós trabalhamos com muito carinho e paixão no Dodgeball e sabíamos do potencial dele, mas talvez sem o Game Pass muitas das pessoas que jogaram através do serviço nunca chegassem a comprar ou sequer conhecer o jogo”
Toda a paixão que o estúdio Pocket Trap dedicou ainda pode ser conferido em Dodgeball Academia, disponível para Xbox Series X|S e Xbox One.
Dandy Ace
Estúdio: Mad Mimic
Lançamento: setembro de 2021
Um jogo de ação roguelite com muitas cartas e poderes mágicos. Essa é a proposta de Dandy Ace, que chegou aos consoles Xbox disponível também no Game Pass. O jogo já tinha chamado a atenção com a presença de grandes influenciadores brasileiros do mundo dos games, como Bagi Catuzzo, BRKsEdu e Patife, que emprestaram suas vozes para personagens na aventura.
Mesmo gerando esse hype, o diretor do estúdio Mad Mimic, Luis Tashiro, diz que o Game Pass também desempenhou um papel importante como uma vitrine na época do lançamento do game, por possibilitar que mais jogadores experimentassem Dandy Ace.
Mais do que isso, ele aponta que estar no serviço de Xbox significa um reconhecimento da qualidade do jogo, já que passa por uma curadoria que alimenta o catálogo do serviço todos os meses com excelentes títulos.
“Estar no Game Pass chancela a qualidade do game, o que até ajuda nos futuros negócios do estúdio”, comenta Tashiro. De certa forma, o Game Pass atua como um selo, comprovando a qualidade e o trabalho dos desenvolvedores para o mercado de games.
E você ainda pode comprovar essa qualidade de Dandy Ace, que está disponível para Xbox Series X|S e Xbox One.
Algo em comum relatado por todos esses desenvolvedores é a força do Game Pass como uma plataforma para dar mais visibilidade a jogos independentes, fazendo com que esses títulos alcancem uma audiência mais ampla.
Essa característica está cada vez mais evidente todos os meses, quando o catálogo oferece jogos independentes inovadores e variados, disponíveis para jogadores de todo o mundo que só esperam encontrar o próximo game que vão passar horas se divertindo.
game
jogo
indie-game
jogo-indie
jogo-independente
games-folha-vitoria
xbox
xbox-game-pass
xbox-series-x-s
xbox-one
pc-game-pass