Eliminatórias da Euro: Suécia apresenta bom futebol e Israel continua com esperanças


O sábado foi bastante movimentado nas Eliminatórias da Euro 2024. Algumas seleções de peso estiveram em campo. A Inglaterra empatou com a Ucrânia e a Itália ficou na igualdade contra a Macedônia do Norte, em resultado bem mais preocupante para a Azzurra no Grupo C. Se a Bélgica não convenceu no triunfo sobre o Azerbaijão, a Suécia foi bem mais imponente nos 5 a 0 contra a Estônia. Já Israel permanece na luta e buscou o empate no confronto direto com a Romênia, embora pudesse até virar fora de casa. Abaixo, um resumo:

Grupo C: Dois empates para aumentar o drama

O Grupo C teve placares iguais neste sábado, com dois empates por 1 a 1 que deixam a situação aberta. A Inglaterra lidera com sobras e teve que se contentar com a igualdade na visita à Ucrânia, em jogo realizado na Polônia. Empurrados pela torcida, os ucranianos trancaram bem sua área diante do domínio inglês e abriram o placar aos 25 minutos, com Oleksandr Zinchenko. Os Three Lions tinham problemas para criar, mas conseguiram o empate aos 41, num bolão de Harry Kane para Kyle Walker anotar seu primeiro gol pela seleção. A segunda etapa ainda teve uma bola de Bukayo Saka no travessão, mas não que os ingleses tenham produzido tanto pela virada. Mas se o tropeço do time de Gareth Southgate não custa tanto, pior o resultado da Itália.

[embedded content]

A Itália reencontrava seus traumas na visita à Macedônia do Norte em Skopje. E o time começou bem na estreia de Luciano Spalletti no comando, com intensidade. O gramado péssimo atrapalhava nas conclusões, mas a Azzurra foi bem melhor na primeira etapa, com bola na trave de Sandro Tonali e defesaça de Stole Dimitrievski. No início do segundo tempo, Ciro Immobile deu a vantagem. Porém, os italianos recuaram demais e chamaram os macedônios. A dez minutos do fim, Enis Bardhi anotou um golaço de falta e empatou em 1 a 1, sem muito tempo para a reação.

A Inglaterra lidera com 13 pontos em cinco partidas, mais próxima da classificação. A Ucrânia aparece na segunda posição, com sete pontos e quatro jogos. Já a Itália vai ter que correr atrás do prejuízo, com quatro pontos em três compromissos. A Macedônia do Norte também tem quatro pontos, mas em quatro aparições. Na lanterna, Malta não somou pontos ainda.

[embedded content]

Grupo F: Suécia consegue uma necessária goleada

O Grupo F fechou seu primeiro turno com duas partidas bastante distintas. A Bélgica entrou em campo primeiro, na visita ao Azerbaijão. O time de Domenico Tedesco teve uma atuação fraca, sentindo falta de Kevin de Bruyne. Pelo menos garantiu a básica vitória por 1 a 0. Leandro Trossard mandou uma bola na trave logo cedo, mas o Azerbaijão não se intimidou e forçou boas defesas de Koen Casteels no primeiro tempo. A partida era bem mais igualada que se imaginava e a Bélgica deu sorte no gol, aos 38. Johan Bakayoko chutou e Yannick Carrasco desviou no meio do caminho, matando o goleiro. O segundo tempo seria também amarrado, sem que os belgas criassem tanto para resolver a parada.

[embedded content]

Bem diferente foi a apresentação da Suécia, que anda pressionada pelos resultados ruins. Os escandinavos amassaram a Estônia por 5 a 0, fora de casa. Partida resolvida com facilidade desde o primeiro tempo. Viktor Gyökeres assinalou o primeiro após uma ótima troca de passes aos 18. Seis minutos depois, Dejan Kulusevski deixou o seu numa escapada dentro da área. Já o terceiro pintou em outra trama coletiva, que culminou na cabeçada de Alexander Isak aos 39. No segundo tempo, os reservas contribuíram na reta final. Robin Quaison guardou o quarto aos 30, cumprimentando de cabeça o cruzamento de Kulusevski. Nos acréscimos, Viktor Claesson também fez de cabeça, solitário na área.

Todos os times na chave somam quatro jogos. Bélgica e a folguista Áustria estão na zona de classificação, com dez pontos. A Suécia é a única ameaça, mas com seis pontos. Azerbaijão e Estônia ficam praticamente fora do páreo, com um ponto para cada.

[embedded content]

Grupo I: Israel sai com um empate importante

Em busca de sua primeira participação na Eurocopa, Israel conseguiu um bom resultado na visita à Romênia, sua concorrente direta no Grupo I. E olha que dava para ser melhor. Os israelenses buscaram o empate fora de casa por 1 a 1 e terminam o primeiro turno só um ponto atrás dos romenos na zona de classificação. O primeiro tempo já teve mais posse de bola dos visitantes, mas os romenos saíram em vantagem aos 27, quando Denis Alibec puniu o rebote bobo dado pelo goleiro Omri Glazer. No segundo tempo, Israel empatou aos oito minutos, num ótimo lance do garoto Oscar Gloukh, que avançou com espaço e mandou o chute cruzado no canto. Os israelenses buscaram bem mais a virada e lamentaram duas bolas na trave, uma delas com o próprio Gloukh.

A liderança do grupo é da Suíça, mas os helvéticos empataram por 2 a 2 na visita a Kosovo. Os suíços marcaram o primeiro aos 14, num chute de Remo Freuler dentro da área, e os kosovares chegaram a perder chances ótimas de empatar antes do intervalo. No segundo tempo, Vedat Muriqi igualou aos 20 minutos, com uma de suas fatais cabeçadas. A Suíça voltou a ficar em vantagem aos 34, com um gol contra de Amir Rrahmani, em infeliz espirrada de taco. Todavia, a torcida kosovar teve um motivo para celebrar com o empate nos acréscimos, em mais um lance fatal de Muriqi, após o passe de letra de Meriton Korenica. Jogadores de origem kosovar, inclusive cotados para atuar pela seleção local quando a federação foi admitida pela Fifa, Granit Xhaka e Xherdan Shaqiri estiveram em campo como titulares entre os suíços.

Na outra partida do grupo, Belarus teve cinco vezes mais finalizações, mas Andorra segurou o 0 a 0 dentro de casa. O Grupo I é liderado pela Suíça com 11 pontos. A Romênia soma nove, enquanto Israel aparece abaixo com oito. Kosovo e Belarus têm quatro pontos, contra dois de Andorra. Todos os times disputaram cinco partidas, na metade da campanha.

[embedded content]


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *