Sem Arthur Elias, qual é o futuro do time feminino do Corinthians?


Anunciado como novo treinador da Seleção Brasileira Feminina nesta sexta-feira (1º), Arthur Elias deixou sua marca no Corinthians. Foram sete comandando a equipe, desde a parceria com o Audax, até o momento que o clube assumiu 100% a modalidade. 

Toda a carreira do treinador foi voltada para o futebol feminino. Antes mesmo de assumir a beirada dos gramados, Arthur desenvolveu um projeto na Universidade de São Paulo (USP), focado nas características das mulheres no futebol. Depois ele comandou o Nacional-AC antes da passagem pelo Centro Olímpico como supervisor e treinador, onde conquistou o Campeonato Brasileiro de 2013.

Com o Corinthians conquistou 14 títulos: três Libertadores (2017, 2019 e 2021), quatro Brasileiros (2018, 2020, 2021 e 2022), três Paulistas (2019, 2020 e 2021), uma Copa do Brasil (2016) e duas Supercopas do Brasil (2022 e 2023). 

Foi sob o comando de Arthur que o time alcançou a marca de 27 vitórias consecutivas, o que lhe deu o registro no Guinness World Records (antigo Guinness Book of Records). Em oito temporadas com as Brabas foram 317 jogos, 250 vitórias, 42 empates e somente 25 derrotas.

Arthur é o terceiro treinador que mais comandou o futebol profissional do Corinthians, contando as equipes femininas e masculinas, ficando atrás apenas de Oswaldo Brandão e Tite. 

Arthur Elias: além do campo

A trajetória de Arthur Elias não é apenas marcada por recordes e títulos. O treinador sempre se posicionou a favor da modalidade, questionando o a estrutura dos campeonatos, as federações e até mesmo a própria CBF. 

Prova disso foi durante o Campeonato Paulista do ano passado, quando as datas das partidas da competição coincidiram com a reta final do Brasileirão. A crítica foi durante uma entrevista ao próprio canal da Federação Paulista de Futebol (FPF), que na ocasião cortou o trecho da fala de Arthur. 

Posteriormente, o treinador se posicionou em suas redes sociais, compartilhando o trecho cortado e dizendo que tinha sofrido uma censura por parte da entidade. 

O novo técnico da Seleção

Logo depois de ser anunciado pela CBF, Arthur já divulgou sua primeira lista de convocadas, entre elas Cristiane, que ficou de fora da Copa Mundo de 2023, em que a Seleção caiu ainda na primeira fase após o empate contra a Jamaica.

A Seleção Brasileira não tem jogos agendados para as datas Fifa de setembro. Junto com sua comissão técnica, o novo treinador aproveitará o período para conhecer melhor o elenco durante treinamentos na Granja Comary. 

Como fica o Corinthians agora sem Arthur Elias  

Apesar da nova função, o treinador continuará comandando o Corinthians por um período. Assim como Fernando Diniz na seleção masculina, Arthur irá acumular as duas funções e deve se despedir oficialmente do Corinthians no fim da Libertadores da América, que tem início marcado para 5 de outubro e a final no dia 21 do mesmo mês.

Neste sábado (2), as Brabas têm a oportunidade de chegar a mais uma final do Brasileirão. Às 16h30 (horário de Brasília), no Parque São Jorge, em São Paulo, a equipe enfrenta o Santos para confirmar a vaga após vencer o jogo de ida na Vila Belmiro por 3 a 0.

Qual o futuro do equipe feminina do Corinthians

Arthur Elias anunciou que inicialmente levará três profissionais que trabalham com ele no Timão: o preparador físico Marcelo Rossetti, o treinador de goleiras Edson Júnior e a nutricionista Tiemi Saito. Segundo apuração da Trivela, Rodrigo Iglesias, auxiliar técnico de Arthur no Corinthians, também deve ir para a Seleção Brasileira. 

Com a possibilidade do técnico acumular as funções, a diretora de futebol feminino Cris Gambaré, terá um tempo para pensar nos possíveis substitutos de Arthur Elias. 

Algumas opções para o novo comando do Corinthians seriam o ex-treinador da seleção sub-20 Jonas Urias, que foi demitido na última semana, e Tatiele Silveira, atualmente treinadora do Colo-Colo. De acordo com fontes do clube, até mesmo o nome de Pia Sundhage estaria sendo cotado. 

Fato é que não será uma tarefa fácil para a diretoria corinthiana, que nos últimos anos liderou não apenas as conquistas de títulos, mas também o apoio e investimento na modalidade.

A trajetória extremamente vencedora do Arthur Elias coloca a exigência ainda mais alta, já que a Fiel Torcida está acostumada a disputar taças e a chegar à reta final de praticamente todas as competições. 

Próximos jogos do Corinthians

  • Corinthians x Santos, pelo Campeonato Brasileiro (semifinal – jogo de volta) – 2 de setembro (sábado), às 16h30 (horário de Brasília) – Parque São Jorge, em Sâo Paulo;
  • Corinthians x EC São Bernardo, pelo Campeonato Paulista – 14 de setembro (quinta-feira), às 21h (horário de Brasília) – Parque São Jorge, em Sâo Paulo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *