Suzano promove 4ª edição da Conferência Municipal de Cultura neste sábado


Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, em Suzano — Foto: Wanderley Costa/Secop Suzano
1 de 1
Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, em Suzano — Foto: Wanderley Costa/Secop Suzano

Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, em Suzano — Foto: Wanderley Costa/Secop Suzano

Suzano realiza neste sábado (2) a 4ª edição da Conferência Municipal de Cultura. O evento é aberto a todos públicos e irá ocorrer no Anfiteatro Orlando Digenova, localizado no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, com atividades a partir das 14h.

A conferência é organizada pela Prefeitura de Suzano e pelo Conselho Municipal de Política Cultural. A programação de atividades integra discussões de temas envolvendo marcos legais, participação social, patrimônio e diversidade, entre outros, visando à definição de propostas para a Conferência Estadual.

Segundo a Prefeitura de Suzano, a expectativa é de que aproximadamente 150 pessoas participem. Se esse número for atingido, Suzano poderá escolher até oito delegados, sendo quatro integrantes do Poder Público e quatro da sociedade civil, para representarem a cidade na etapa estadual. De acordo com as determinações do Ministério da Cultura, o número de delegados é equivalente a 5% do número de inscritos.

Após a aprovação do regimento interno, os participantes serão divididos em salas dentro do Complexo Moriconi (Centro Cultural e Casarão das Artes), a partir dos eixos temáticos por eles escolhidos no momento do credenciamento. Após o encerramento do debate nas salas, os participantes voltarão ao Anfiteatro Orlando Digenova para leitura das propostas, votação das prioridades de cada eixo e eleição dos delegados.

Serão debatidos seis eixos de interesse indicados pelo Ministério da Cultura, para definição das propostas que serão levadas adiante. O Eixo 1 trata sobre “Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; o Eixo 2 aborda “Democratização do acesso à cultura e Participação Social; o Eixo 3 destaca “Identidade, Patrimônio e Memória”; no Eixo 4 é pensada a temática da “Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; o Eixo 5 traz o enfoque a respeito de “Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade”; e, por fim, o Eixo 6 foca no “Direito às Artes e às Linguagens Digitais”.

O Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi fica na Rua Benjamin Constant, 682, no Centro.

Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *